Assim como ocorre com o Carnaval, as belas mulheres e as paisagens exuberantes, o Brasil também é referência internacional quando o assunto é moda praia. Chega até a ser uma obviedade do mercado diante da evidente migração de curvas para as areias de norte a sul quando os primeiros raios de sol anunciam a chegada do verão.
Pois encerrada a temporada de desfiles que definem as tendências da próxima estação, o segmento volta a reafirmar a força que ganhou nos últimos anos ao investir não apenas em biquínis e maiôs, mas também em complementos como bolsas, sandálias, cangas, pantalonas, entre outros acessórios.
Na próxima estação, as praias estarão ainda mais democráticas, com modelos para todos os gostos – e corpos, evidentemente. A seguir, os destaques das principais marcas:
Rosa Chá
Amir Slama superou-se mais uma vez ao inovar não apenas nas estampas como também nas modelagens. Recortes estratégicos, sutiãs com bojos diferentes lado-a-lado, proporções impensadas. Com papagaios, flores, índios, entre outros motivos bem brasileiros, promete agradar das gatinhas do Litoral Norte às “peruas” das piscinas particulares.
Cia Marítima
Usando a diva Gisele Bündchen como seu melhor outdoor, Beny Rosset fez das flores a sua inspiração de verão. De vários tamanhos e combinadas com listradinhos, elas apareceram ora em minitangas, ora em calçolas largas, na maioria das vezes junto à sutiãs cortininha e meia-taça. Apesar disso, é a padronagem de Che Guevara que promete tornar-se hit da estação.
Lenny
Lenny Niemeyer faz a moda praia parecer alta costura. Os maiôs e biquínis são enfeitados com jades verdadeiras, patches de couro imitando folhagens, flores cortadas a laser, aplicações em bronze e medalhas no melhor estilo gipsy. Apesar de todos os detalhes para fazer da mulher uma deusa das areias, conforto é palavra de ordem – todas as peças trazem acabamento tecnológico sem elástico.
Salinas
Flores, corações e sóis recortados proporcionam novas formas a sutiãs e calcinhas da Salinas, extrapolando os limites das peças. Multicoloridos ou em verde e rosa – uma declarada homenagem à Mangueira – passeiam entre modelitos mínimos e maiôs engana mamãe. Ótima sacada, Jacqueline de Biase recortou florzinhas e estrelinhas no bum bum para que o sol deixe sua marca ali, como tatuagem.
Blue Man
Comemorando os 30 anos da marca Blue Man, David Azulay fez um revival de todos os hits desde 1972. Modelos de crochê, com aplicação de búzios, em jeans e com estampa tie-dye continuam a fazer bonito sem remeter a qualquer cheiro de naftalina.