Golas duras e altas, envolvendo o pescoço até o queixo, zíperes e ombros super dimensionados. Claude Montana soube impor seu estilo nos anos 80 dando a suas mulheres divinas, de aspecto glacial, um ar de grande sofisticação. Sua matéria-prima: o couro.
Se hoje as peles não se limitam mais a acessórios como bolsas, cintos e sapatos, muito se deve a Montana. Peças de couro estão entre os básicos de qualquer guarda-roupa. Se não for uma calça ou uma saia reta, ao menos uma jaqueta bem cortada se faz tão necessária quanto o bom e velho jeans. Com a vantagem de transitar livremente entre o dia e a noite, o casual e o chique.
Mesmo que o investimento soe um pouco pesado, ao menos a durabilidade da peça parece compensar. Com alguns cuidados básicos é possível manter o couro como novo, pronto para o uso. A seguir alguns conselhos básicos para quem não listar o couro no rol dos recicláveis:
Roupas de couro:
Devem ser guardadas em lugares ventilados e à sobra, já que a luz pode desbotá-las. Lembre-se: o couro respira! Assim, capas de plástico podem causar mofo à peça. Periodicamente é aconselhável que se escove – na camurça, o movimento deve ser contrário aos pelos – ou se passe um pano úmido para tirar o pó. Não se deve pendurar roupas de couro para que não fiquem com a marca do cabide. Se isso acontecer, passe a ferro protegendo com um tecido de algodão. Em caso de manchas leves, friccione a área com um pano úmido, deixando secar à sombra. Jamais use produtos químicos. Se a mancha persistir, não hesite: uma lavanderia especializada tem a solução.
Sapatos de couro:
Guarde os sapatos em fôrmas (ou molas) após o uso. A melhor é a de cedro virgem que, além de conservar o formato original do sapato, absorve a umidade e elimina os odores. É aconselhável que se engraxe os sapatos regularmente já que a graxa mantém a flexibilidade do couro impedindo-o de rachar – além de limpá-lo, é claro! O suor dos pés também desgasta a pele, desbotando-a internamente. O melhor é sempre deixar os sapatos arejando antes de devolvê-los no armário. Polvilho anti-séptico ou mesmo talco de bebê também podem ser ótimos aliados contra a indesejada umidade.